Os espaços para crianças sempre foram importantes no composto de bons produtos imobiliários. As brinquedotecas traduziram esta demanda em muitos projetos, especialmente entre as famílias recém-formadas.
Muitas pessoas encontraram nas varandas dos apartamentos, especialmente os mais compactos e sem área suficiente para acomodar todos os brinquedos, uma alternativa, transformando estes espaços em brinquedotecas. O mercado, sempre atento às tendências, batizou esta solução como varandoteca.
São espaços que estimulam a convivência de toda a família em um ambiente lúdico e acolhedor, e ainda, conforme a localização, com uma bela vista. Em tempos de isolamento social e mais tempo em casa e com a família, é uma alternativa de variar os ambientes de dormir, dos espaços de estudos, lazer e trabalho, proporcionando mais saúde e qualidade nas relações dentro do lar.
Hoje, incorporadores já sugerem este uso das varandas durante o processo comercial, estimulando esta solução privativa para entretenimento dos pequenos. Percebe-se inclusive, a possibilidade que as opções de varandotecas possam fazer parte de empreendimentos residenciais pós-pandemia, como uma alternativa em compasso com os novos comportamentos de convivência experimentados em todo o mundo mais recentemente.

As crianças adoram ter um espaço para se esconder ou mesmo para tirar aquela sonequinha. A cabaninha é uma criativa e divertida solução. Bolsões ou nichos coloridos organizam os brinquedos e decoram, e enfeites como bandeirinhas dão um charme especial. As plantas complementam o espaço e dão o ar de frescor que toda varanda pede.

Pisos que imitam gramado são ótimas soluções para este espaço reservado para as brincadeiras. Ele também pode ser um piso especial para ambientes infantis, que garantem mais conforto e segurança para as crianças na hora da diversão. Um caminho de amarelinhas, que inclusive pode ser removível, é uma forma criativa de aproveitar o espaço.

Até ambientes com pouca metragem poder ser transformados em uma funcional varandoteca. Mesmo que tenha apenas uma parede, com algumas soluções de organização e uma lousa, a criança pode ter o que precisa à mão, como o cantinho para desenhar e soltar a criatividade e até estudar de um jeito mais divertido. Há inclusive tintas próprias para criar a textura de quadro negro.

A varanda integrada ao ambiente social permite explorar mais dos dois universos, de varanda e brinquedoteca. Assim, a varandoteca pode ganhar elementos que podem ser usados por todos, adultos e crianças. Plantas podem ter seu lugar ao sol e combinar com o colorido da decoração e dos objetos infantis.
Sobre o Grupo Avantti:
Referência de alto padrão, o Grupo Avantti foi fundado em Curitiba há 17 anos. Fachadas com design contemporâneo e ótimas localizações em bairros nobres da capital paranaense fazem de seus empreendimentos grandes sucessos comerciais enquanto a qualidade dos imóveis construídos, prezando pela performance acústica e térmica bem como na excelente iluminação e ventilação naturais, refletem-se na satisfação dos clientes. Ao longo destes anos, já foram entregues 26 empreendimentos, sendo todos prédios verticais, totalizando 205 mil metros quadrados de área construída.