Arquitetura em Curitiba

Apaixonados por arquitetura: 5 referências para conhecer em Curitiba

Curitiba conta com uma variedade extraordinária de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, aperfeiçoando sua paisagem urbana e representando uma herança cultural muito ampla.

A arquitetura encontrada em Curitiba é espelho da forte influência trazida pelos imigrantes, originários de diversos países, principalmente europeus.

São prédios com arquitetura variada, neoclássica, colonial, oriental e estilos inspirados nas terras natais dos imigrantes, que confirmam a pluralidade e riqueza cultural de Curitiba.

Confira, abaixo, uma seleção da arquitetura em Curitiba, que nós trouxemos para você:

Largo da Ordem

O Largo da Ordem é a alma do Centro Histórica de Curitiba e fica localizado no Bairro São Francisco. É cheio de belíssima arquitetura colonial datada dos séculos XVIII e XIX que hoje comporta museus, galerias de arte, restaurantes, bares e comércio no geral.

O Largo da Ordem é o coração do Centro Histórica de Curitiba e fica localizado no Bairro São Francisco.
O Largo da Ordem é o coração do Centro Histórica de Curitiba e fica localizado no Bairro São Francisco. (Imagem: Prefeitura Municipal de Curitiba)

Como grandes ambientes temos: a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, o Relógio das Flores e a Fonte da Memória (mais conhecida como cavalo babão).

É aqui que aos domingos, das 9h às 14h, acontece a famosa Feirinha do Largo, com ampla opção de artesanato, antiguidades, vestuário, comida, arte, etc. Se você é turista e quer comprar lembrancinhas para seus amigos e parentes, a feirinha é uma ótima escolha.

O Largo da Ordem é famoso pela sua riqueza e diversidade cultural. Acolhe todos os tipos de pessoas e tribos, expõe arte e cultura em todos seus cantos. Sem sombra de dúvida, o cantinho histórico mais charmoso da cidade.

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON), também conhecido como Museu do Olho, é um museu de arte localizado na cidade de Curitiba.
O Museu Oscar Niemeyer (MON), também conhecido como Museu do Olho, é um museu de arte localizado na cidade de Curitiba. (Imagem: Cidade e Cultura)

O Museu Oscar Niemeyer trabalha com artes visuais, arquitetura e design e encanta milhares de visitantes do Brasil e do mundo. Sua história começa em 1967, quando Oscar Niemeyer elaborou o projeto do que é hoje o prédio principal, inaugurado apenas em 1978 e então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as competências do Estado resolveram transformar a área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício parou de ser sede de secretarias de Estado para se converter no, inicialmente batizado, Novo Museu.

O edifício passou por ajustes e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho, também de autoria de Oscar Niemeyer. Reinaugurado em 8 de Julho de 2003, ele passa a ser chamado oficialmente Museu Oscar Niemeyer.

A obra tem 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, considerada a maior da América Latina.

As casas dos barões da erva-mate

Palacete dos Leões, Solar do Barão, Palacete Ascânio Miró, Vila Odete. Essas moradias, que ainda hoje enchem os olhos dos curitibanos por seu esplendor arquitetônico, são refugos das propriedades construídas em fins do século 19 e começo do século 20 pelos “barões da erva-mate” – como são conhecidos os patriarcas das famílias que prosperaram com comercialização da matéria-prima.

São construções que, conceitualmente, pertencem ao ecletismo, uma vocação presente nos períodos de grande aumento econômico paranaense proporcionado pela exploração, primeiro, do mate e da madeira e, em seguida, do café. “É um estilo que copia a arquitetura de vários lugares, não tem uma originalidade. Em Curitiba, a influência mais forte do ecletismo foi a francesa, mas também houve a italiana e a alemã”, explica o arquiteto Key Imaguire Jr.

Os barões do mate construíram grandes casarões em Curitiba, moldando a arquitetura em bairros como Batel e o Alto da Glória.
Os barões do mate construíram grandes casarões em Curitiba, moldando a arquitetura em bairros como Batel e o Alto da Glória. (Imagem: Gazeta do Povo)

As referências mais impressionantes ainda podem ser vistas em aglomerados na avenida João Gualberto, no Alto da Glória, e na região do Batel.

Templo das Musas

Levantado em 1918 na Vila Izabel, o templo é o centro de aprendizagens e confraternização do Instituto Neo-Pitagórico, uma espécie de confraria que se dedica a evolução do ser humano por meio do conhecimento e da meditação, com base nos versos de ouro de Pitágoras para cultura, verdade, justiça, liberdade, paz, fraternidade e harmonia, como consta em seu próprio estatuto.

No final do século 19, Curitiba encampou a corrente literária simbolista a ponto de incorporar em suas construções referências à arquiteturas gregas.
No final do século 19, Curitiba encampou a corrente literária simbolista a ponto de incorporar em suas construções referências à arquiteturas gregas. (Imagem: Circulando por Curitiba)

Antes disso, a área do templo era apenas a chácara de seu pioneiro, o carioca de São Cristóvão, poeta e professor de história do Ginásio Paranaense, Dario Vellozo. Junto de Júlio Perneta, Silveira Neto e Antonio Braga, Vellozo formou o grupo “O Cenáculo”, que editou uma revista simbolista de mesmo nome entre 1895 e 1897.

A arquitetura de Curitiba é simplesmente incrível! Além desses citados, muitos outros pontos merecem a sua visita. Quais outros pontos turísticos, conhecidos pela sua arquitetura, você incluiria nesta linda?

E, para uma experiência completa no seu roteiro, nós criamos outros conteúdos com lugares que você precisa conhecer em Curitiba, como cervejarias, restaurantes, entre outros. Acesse

Você também pode gostar...