o que é paisagismo

O que é paisagismo e como ele faz a diferença?

O paisagismo é uma técnica utilizada amplamente em projetos arquitetônicos para organização da presença da natureza no resultado final de um empreendimento

Apesar do que muitas pessoas acreditam, o paisagismo não consiste apenas em deixar ambientes mais bonitos e atrativos para nossos olhos. Essa técnica também é amplamente utilizada para recuperar espaços urbanos e é fundamental na arquitetura e urbanismo. 

Além disso, o paisagismo também pode estar carregado de propósito e funcionalidade dependendo do contexto. Por isso, a missão de um paisagista vai muito além de garantir a beleza de um ambiente. 

Com toda certeza, o paisagismo é fundamental para gerar equilíbrio entre ambientes e proporcionar uma melhor experiência para as pessoas que habitam os empreendimentos, por exemplo. Continue a leitura e entenda o que é o paisagismo e qual a diferença que a sua aplicação gera para um ambiente. 

O que é o paisagismo?

Como mencionado anteriormente, o paisagismo utiliza uma série de técnicas e conceitos para ser aplicado em um ambiente interno ou externo. Ele leva em conta aspectos geográficos, hidrográficos, bióticos e sociais, assim, garantindo que um espaço se torne também esteticamente atraente e agradável.

O paisagismo não pode ser agressivo à natureza, muito pelo contrário, ele é usado para construir uma nova atmosfera a partir do que a natureza tem a oferecer, além de também poder resultar em soluções sustentáveis para grandes cidades, como a adoção de jardins verticais, hoje bastante evoluídos.

Apesar do paisagismo necessitar de pessoas especializadas para ser desenvolvido, você também pode utilizar essas técnicas em sua casa. Na pandemia, diversas pessoas começaram a cultivar plantas e, consequentemente, deixar o ambiente de casa mais agradável. Contato com a natureza é perfeito para a diminuição de estresse e para se ter qualidade de vida. Hoje, existe uma ciência denominada biofilia que estuda as nossas relações com o verde e os seus benefícios.

As plantas podem ser o pontapé inicial em um projeto de paisagismo para sua casa, já que você deverá escolher plantas com determinadas características, formas e cores que façam mais sentido. Além disso, você também pode inserir elementos funcionais como bancos e outros móveis para jardins.

Introduza elementos decorativos para que o ambiente tenha personalidade e, não se esqueça da importância da iluminação, que pode destacar plantas e outros elementos de seu projeto. Outras formas de agregar a um projeto de paisagismo para sua casa é a utilização de fontes de água e caminhos de pedra. 

Se ao invés de elaborar um paisagismo você queira encontrar empreendimentos que já trabalham com ideias de paisagismo muito bem elaboradas, continue a leitura para saber mais sobre o Grupo Avantti. 

Grupo Avantti

Nos empreendimentos do Grupo Avantti, utilizamos a biofilia aplicada à arquitetura para trazer o contato com a natureza diretamente para os moradores. Assim, elementos como plantas, madeira e pedras são obrigatórios e estão contidos em diversos projetos. 

Além disso, a localização estratégica dos empreendimentos como o Bluh, que fica próximo ao Parque Barigui, é projetado para dar a sensação de que o parque é uma extensão da moradia. Hoje, os empreendimentos biofílicos são a grande tendência mundial de design e são inúmeros os bons exemplos que inspiram os novos projetos.

o-que-e-paisagismo

Deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo e conheça mais sobre os empreendimentos do Grupo Avantti.

Você também pode gostar...