apartamento-studio

O que é e qual o tamanho de um apartamento studio?

Cada vez mais as pessoas procuram apartamentos que trazem o conceito de praticidade e conforto, aliado à economia de tempo e dinheiro. O apartamento studio surgiu para atender essa demanda e hoje você irá aprender mais sobre ele!

O apartamento studio é aquele que possui ambientes integrados, ou seja, onde não há divisões e portas entre cômodos como sala de estar, sala de jantar, cozinha e quarto. Esses tipos de imóveis se tornaram uma forte tendência, já que oferecem praticidade e são mais econômicos. 

Continue a leitura para saber mais sobre apartamentos studio!

Quando surgiu o conceito de apartamento studio?

Os apartamentos studio tem sua origem nos Estados Unidos e na Europa nas décadas de 1960 e 1970. Esses imóveis eram alternativa para as pessoas que moravam nas grandes cidades e precisavam morar em localizações estratégicas para estudar ou trabalhar.

Assim, a existência desses tipos de imóveis nos centros urbanos próximos à estações de metrô, trem e outros pontos estratégicos, foi fundamental para que os apartamentos studio se popularizassem e se tornassem uma das opções mais procuradas atualmente. 

Esse apartamento necessita de um planejamento minucioso na hora de mobiliá-lo. Muitas pessoas optam por móveis sob medida para que o espaço seja otimizado e se transforme em algo funcional, assim contribuindo para a praticidade dos moradores no dia a dia. Dessa forma, a otimização de espaço se torna algo extremamente importante para quem quer morar em um apartamento studio. 

Qual o tamanho desse tipo de imóvel?

Os apartamentos studio variam de tamanho de empreendimento para empreendimento, mas normalmente é um imóvel bem pequeno, com cerca de 30 metros quadrados, podendo existir menores ou maiores. 

A principal característica desse imóvel é a integração entre os ambientes, tornando-se na maioria das vezes apenas um ambiente, separados apenas do banheiro. Outras versões também podem separar os quartos do resto da casa. 

Qual a diferença entre o apartamento studio, flat e loft? 

Como já foi mencionado, os apartamentos compactos estão sendo muito procurados nos dias de hoje. Entretanto, existe um desentendimento das pessoas que estão procurando por esse tipo de apartamento que, por vezes, pode acabar gerando um desalinhamento nos interesses dos moradores.

Para que você possa encontrar os tipos de imóveis de acordo com suas  necessidades, nós iremos pontuar as diferenças entre o apartamento studio e os lofts e flats. 

Lofts

Os lofts são mais comuns fora do Brasil e são apartamentos com características industriais, já que muitos desses imóveis são na verdade uma adaptação de moradia em antigas fábricas ou espaços de escritórios. Por isso, muitos apartamentos desse tipo possuem aberturas variadas e um espaço relativamente amplo.

loft-o-que-e-apartamento-studio

Diferente dos apartamentos studio, esses tipos de imóveis podem possuir divisórias, por vezes entre o quarto e o resto dos cômodos. Também se caracterizam pela existência de cozinhas americanas e muitas vezes um pé-direito mais alto.

Flat

Os flats são apartamentos caracterizados pela existência de serviços de hotel, como lavanderia, segurança, copa e limpeza, que são cobrados nas taxas de condomínio. O flat é muito comum no Brasil e é procurado por empresários, profissionais autônomos e pessoas que possuem uma rotina mais acelerada e não têm tempo para as tarefas de casa ou não pretendem se fixar em uma determinada localização. 

Esse tipo de imóvel também é chamado de apart-hotel e, em seu interior, é visível a divisão entre os cômodos. 

flat-o-que-e-apartamento-studio

Como você viu, apartamentos studio estão em voga e são cada vez mais procurados pelos brasileiros. E aí, possui mais alguma dúvida sobre apartamentos studio? Deixe nos comentários para respondermos! Acesse o Blog da Avantti para mais informações!

Veja os empreendimentos do Grupo Avantti e saiba mais!

Você também pode gostar...