Descubra como a tecnologia pode te ajudar a ter uma vida mais confortável e sofisticada por meio de um apartamento inteligente
Cada vez mais a tecnologia está dentro de nossas casas, seja através de objetos inteligentes ou inserida na estrutura do imóvel. Essa tendência surgiu principalmente com a popularização de aparelhos inteligentes como eletrodomésticos, assistentes de voz, sistemas de segurança entre outros, que, conforme o tempo vai passando, estão cada vez mais acessíveis.
O grande objetivo da automação residencial é o de facilitar nossas vidas, levando praticidade para atividades rotineiras. Hoje você pode acender luzes sem ter que se levantar da cama para apertar o interruptor, além de também contar com uma assistente que pode desempenhar diversas funções com um simples comando por voz.
Continue a leitura para saber quais são as principais tendências de apartamentos smart, além das vantagens que a tecnologia pode trazer para as nossas vidas!
O que é um apartamento inteligente?
Basicamente, um apartamento inteligente, assim como qualquer imóvel que desempenhe funções inteligentes, é aquele em que diversos dispositivos estão conectados à internet e integrados entre si.
Assim, vários objetos podem ser acionados diretamente por um smartphone, ou ainda, por comandos de voz. No Brasil, a automação residencial começou a se popularizar na metade da década de 2010, com o surgimento de lâmpadas, tomadas e fechaduras inteligentes, além da explosão de assistentes virtuais comandados por voz.
Isso tem uma relação fundamental com IoT, Internet of Things, ou Internet das Coisas. Esse termo é caracterizado pela conexão de diversos itens pessoais e residenciais à internet, possibilitando uma relação direta entre o mundo físico e o mundo virtual, com o propósito de facilitar nossas vidas.
O conceito de automatização foi criado nos Estados Unidos na década de 1970, em que foi aplicado principalmente a grandes corporações. Não demorou muito para que alguns projetos fossem criados para automatizar residências e, por fim, chegar ao Brasil nos anos 2000.
Entretanto, como mencionado anteriormente, apenas a partir de 2015 a automatização residencial começou de fato a fazer parte da realidade da maior parte da população brasileira.
Acesse nosso Blog para descobrir mais dicas para seu dia a dia, como mudar de apartamento e benefícios de morar próximo a parques. Acesse também o site do Grupo Avantti para informações sobre nossos empreendimentos!
Como automatizar seu apartamento
Muitos brasileiros começam a automatizar suas casas através de itens mais básicos e acessíveis, como lâmpadas e tomadas inteligentes, por exemplo. As tomadas inteligentes têm o poder de conectar à internet objetos que não possuem funcionalidades inteligentes. Ou seja, se você tem um ventilador e o conectar em uma tomada inteligente, poderá ligá-lo através de um aplicativo, já que a tomada estará conectada ao wi-fi de seu apartamento.
Já as lâmpadas inteligentes possuem diversas funções como mudar a cor do ambiente, alterar a intensidade da iluminação, além de também poderem ser acionadas através de um aplicativo, ou pela voz se você tiver um assistente virtual, o que nos leva ao próximo item, os assistentes virtuais comandados por voz.
Esses assistentes desempenham funcionalidades que vão desde a dar lembretes de eventos, como uma agenda, além de encontrar resultados em mecanismos de busca como no Google, YouTube, entre outros. Além disso, se você possui objetos inteligentes em sua casa, pode conectá-los a um assistente virtual e comandá-los apenas pela voz. Existem várias formas de configurar um assistente de voz para que eles atendam exatamente suas necessidades.
Gigantes da tecnologia como o Google, Amazon e Apple possuem seus próprios assistentes virtuais comandados por voz e, cada vez mais, as empresas investirão em ter uma produção própria desses aparelhos. Outras funcionalidades atreladas a esses assistentes são comandar cortinas inteligentes, aspiradores de pó e até mesmo brinquedos para seus pets.
Se você está a procura de objetos nem tão básicos assim, poderá investir em sistemas de seguranças integrados ao wi-fi, fechaduras inteligentes que liberam o acesso a sua casa através de senha ou biometria, eliminando a necessidade de utilizar chaves, e até mesmo eletrodomésticos como televisores, máquinas de lavar, geladeiras e ar condicionados.

Vantagens de investir em um apartamento inteligente
1 – Segurança
A segurança é algo que todos nós precisamos e, quando o assunto é tecnologia, essa demanda é atendida de uma forma eficiente. Sistemas de segurança inteligentes te garantem acesso imediato a imagens de sua residência diretamente em seu smartphone.
2- Praticidade
O conforto é um dos principais fatores que fazem com que a automatização residencial seja valorizada pela população, já que, com nossas rotinas aceleradas, a praticidade vem em primeiro lugar, facilitando muito nosso dia a dia.
3 – Valorização
Se você investir em sistemas inteligentes para seu apartamento, com certeza haverá uma valorização do mesmo e você poderá lucrar com esse diferencial na hora de fechar um negócio.
4 – Economia
Já existem muitos sistemas inteligentes que monitoram o gasto de energia e de água de uma residência. Investir nesses sistemas pode trazer inúmeros benefícios, não apenas para seu bolso, mas também para o meio ambiente.
Agora que você já descobriu como automatizar sua casa e transformá-la em um apartamento inteligente, deixe nos comentários qual dos objetos inteligentes você já possui em sua casa e quais os benefícios que eles trouxeram para sua rotina!