adega em casa

Veja dicas para montar uma adega em casa

Ter uma adega em casa pode trazer inúmeras vantagens, não apenas para degustar vinhos, mas também para dividir bons momentos com os amigos

Se você é um apreciador de vinhos, com certeza já pensou em ter uma adega em casa para armazenar da forma correta suas bebidas. Pode parecer que apenas restaurantes e outros estabelecimentos especializados contam com esse espaço, entretanto, não é de hoje que muitas pessoas se sentem motivadas a montar um lugar especial dentro de suas próprias casas para os vinhos. 

Neste artigo você vai ver qual a melhor forma de montar uma adega em casa, além dos cuidados que deve tomar. Continue a leitura!

Defina um espaço adequado

Antes de qualquer coisa, você precisa encontrar o lugar ideal para fazer o armazenamento de seus vinhos. Não é recomendado que as bebidas sejam expostas à luz solar nem a altas temperaturas. Os raios de luz e o calor podem alterar o sabor e o aroma dos vinhos e isso é a última coisa que você irá desejar. 

Assim, uma boa adega vai depender de alguns fatores como a incidência da luz solar, temperatura do ambiente e do baixo risco de movimentação das estruturas. Se esses três pontos estiverem alinhados, a qualidade e sabor dos vinhos serão preservados. Mas, você deve estar se perguntando, o que as estruturas em que irei colocar meus vinhos tem a ver com sua qualidade?

adega em casa
A construção de uma adega em casa depende de uma série de fatores, como a incidência de luz solar

Existem diversas formas de armazenar seus vinhos, seja em adegas eletrônicas, onde você tem garantia de temperatura, ambiente e baixa incidência solar, ou ainda em adegas criadas por meio de projetos arquitetônicos. Ainda, existem também aquelas adegas que são montadas de forma manual. Independente da estrutura que você utilize, garanta que esteja firme e que não haja movimentação ou trepidação. 

Além disso, os vinhos devem sempre ser colocados na horizontal, para que o líquido esteja em contato com a rolha e, ao expandir, evite que o ar entre no interior da garrafa, prejudicando a qualidade do vinho. As garrafas abertas devem ficar de pé e serem consumidas rapidamente. Nunca leve vinhos tintos à geladeira, já que eles podem estragar mais rápido devido às baixas temperaturas. Outros tipos como Rosé e branco podem ir para a geladeira e permanecer por, no máximo, seis meses. 

Equipe sua adega em casa com taças e utensílios 

Para melhorar ainda mais a sua experiência, bem como a de seus convidados que vierem à sua casa para tomar um bom vinho, você deve equipar sua adega.

Existem taças específicas para cada tipo de vinho como a Bordeaux para vinhos encorpados e com alta concentração de taninos como Cabernet Sauvignon. A Borgonha para vinhos como o Pinot Noir e as taças para Vinho Branco e Rosé também são uma ótima opção para se ter em casa. Entretanto, caso você não queira ou necessite de taças específicas você pode optar pela taça ISO (International Standards Organization), ela pode ser utilizada com qualquer tipo de vinho e foi desenvolvida para degustações técnicas. 

Utilizando as taças corretas, você pode equipar sua adega com itens funcionais que atendam as demandas relacionadas aos vinhos como saca-rolhas, descanso para copos, abridor de lacre de garrafas, decanter, fechadores à vácuo, corta gotas, entre outros utensílios. 

O que você achou deste conteúdo? preparado para montar sua própria adega em casa? Veja mais conteúdos como esse no blog da Avantti

Você também pode gostar...