plantas na decoração

Saiba como inserir plantas na decoração de seu imóvel

Se você deseja trazer a natureza para mais perto de si e de sua família, deve considerar inserir plantas na decoração dos mais diversos cômodos. Continue a leitura e veja como sua casa pode ficar mais bonita e agradável com as espécies

Usar plantas na decoração dos ambientes – sejam estes residenciais ou comerciais – favorece não somente a estética do espaço, mas também o bem-estar das pessoas que o frequentam.

Existem diversas espécies que se adaptam bem aos ambientes internos de um imóvel e, por isso, há muitas possibilidades de utilizar as plantas na decoração dos cômodos. Você pode, por exemplo, inseri-las na sala, na cozinha e até mesmo nos banheiros.

Se você ainda não sabe muito sobre plantas que podem ser cultivadas no interior de casas e apartamentos, é importante pesquisar sobre as espécies mais indicadas, bem como sobre os cuidados que serão necessários no dia a dia.

Para que você saiba como começar a inserir plantas na decoração de seu imóvel, preparamos este texto, no qual você vai conferir:

  • Espécies de plantas indicadas para ambientes internos
  • Dicas para inserir as plantas na decoração dos cômodos

Espécies de plantas indicadas para ambientes internos

Conforme apontamos anteriormente, é importante que, antes de inserir as plantas na decoração de sua casa ou apartamento, você conheça as espécies, suas características e os cuidados que demandam.

Por isso, selecionamos algumas plantas que se adaptam bem aos ambientes internos e que, ainda, são de fácil manutenção. Veja a lista:

  • Cactos;
  • Suculentas;
  • Pacová (também conhecida como babosa-de-pau);
  • Samambaia;
  • Palmeira ráfia;
  • Zamioculca;
  • Jiboia;
  • Azaleia;
  • Violetas.

Pronto! Agora que você já conhece algumas espécies de plantas que podem ser inseridas na decoração de seu imóvel, chegou o momento de conferir as dicas que separamos.


As plantas na decoração influenciam não somente na estética dos cômodos, mas também na qualidade de vida dos moradores do imóvel (Imagem: Decorado 95m – Arquiteta Maria Eliza Zagonel – Avantti)

Dicas para inserir as plantas na decoração dos cômodos

As plantas podem ser inseridas na decoração de qualquer cômodo da casa ou do apartamento, tais como as salas, a cozinha, o quarto, o banheiro e a área de serviço. A aplicação das espécies nos ambientes deve ser harmônica, não exagerada, para que haja um equilíbrio visual.

Diante disso, é importante que você saiba, também, que existem diversas formas de dispor as plantas na decoração. E é exatamente nesse ponto que nossas dicas vão te ajudar:

Pendentes

As plantas podem ser inseridas na decoração dos cômodos em pendentes. Essa dica é válida, principalmente, para ambientes menores, para que o espaço de circulação de pessoas não seja prejudicado.

Nesse caso, é possível investir em vasos pendentes ou, ainda, pendurar as plantas nos próprios móveis. Existem espécies que se adaptam às formas dos mobiliários e, por isso, contribuem positivamente para a estética do local.

O cultivo de plantas em pendentes é indicado, especialmente, para ambientes como as salas de estar e de jantar e as áreas de serviço.

No chão

Uma das formas mais comuns de inserir plantas na decoração é por meio do plantio e do cultivo em vasos que ficam posicionados no chão. Essas peças podem ter os mais diversos tamanhos, mas nossa indicação é, caso seu imóvel tenha espaço, que você invista em vasos grandes, que trazem elegância aos cômodos.

Quanto às cores, os vasos podem ter tons neutros ou tons mais fortes. A escolha das cores depende do estilo de decoração presente no cômodo em questão. Não se esqueça de avaliar o ambiente como um todo para que as peças tenham harmonia entre si.

O cultivo de plantas em vasos posicionados no chão é indicado para os cômodos sociais, como as salas de estar e de jantar, e para os cômodos íntimos, como os quartos. Também é possível aplicar a dica nos banheiros – desde que o vaso não seja muito grande.


É possível inserir as plantas na decoração de diversas maneiras, como em vasos no chão e em suportes pendentes (Imagem: Canva)

Nas superfícies de móveis

Por fim, nossa indicação é cultivar plantas em vasos e posicioná-los na superfície dos móveis. Você pode fazer isso tanto na sala quanto nos quartos e até mesmo nos banheiros.

Na sala de estar, por exemplo, é possível inserir um vaso de planta na estante ou até mesmo na mesa de centro. Nunca se esqueça de avaliar todo o ambiente para que os itens fiquem harmônicos.

Já no banheiro, nossa indicação é posicionar o vaso na bancada da cuba. Além de trazer beleza ao ambiente, a planta irá favorecer a qualidade do ar.

O que você achou das dicas que apresentamos neste texto? Deixe suas opiniões e dúvidas aqui nos comentários que vamos te responder! Não se esqueça de continuar a navegar aqui pelo Blog da Avantti para conferir conteúdos sobre diversos temas.

Você também pode visitar nosso site para conhecer nossos empreendimentos. Temos projetos nos melhores bairros de Curitiba para que sua qualidade de vida seja a melhor. Acesse!

Você também pode gostar...