Os pontos turísticos de Curitiba são conhecidos em todo o Brasil e, se você vir à cidade, recomendamos que você visite todos. Contudo, se isso não for possível separamos uma lista com os cinco principais pontos que você não pode deixar de fora de seu roteiro
A capital do Paraná esta entre as cidades mais visitadas no País. Os pontos turísticos de Curitiba são inúmeros e é importante que saiba quais locais não pode deixar de conhecer.
Cartões-postais da cidade, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o MON (Museu Oscar Niemeyer), também chamado de Museu do Olho, são de visitação obrigatória e, por isso, você não pode deixá-los de fora do seu roteiro de viagem.
Contudo, é preciso ir além do óbvio, uma vez que Curitiba abriga pontos turísticos incríveis, mas menos conhecidos entre visitantes e até mesmo entre moradores.
Para que você tenha a melhor experiência na capital, separamos cinco pontos turísticos que você precisa visitar enquanto estiver na cidade. Continue a leitura e confira!
1. Parque Barigui
O Parque Barigui é, sem dúvidas, uma parada obrigatória para quem deseja conhecer as áreas verdes de Curitiba. Com mais de 1,4 milhões de metros quadrados, o parque está repleto de espaços que oferecem aos visitantes muitas opções de atividades ao ar livre.
Localizado na região central da cidade, o Parque Barigui é conhecido, também, por receber visitas frequentes de capivaras, animais que, hoje, são um dos símbolos de Curitiba.
Além do contato com a fauna e com a flora local, é possível visitar o Museu do Automóveis, que está situado no interior do parque, além de realizar atividades físicas, como caminhada, voleibol e futebol.
Você pode visitar o Parque Barigui na avenida Cândido Hartmann, sem número, no bairro Bigorrilho.
2. Bosque Alemão
O Bosque Alemão é mais um ponto turístico obrigatório no roteiro de viagens dos turistas que gostam de estar em constante contato com a natureza. Dedicado aos imigrantes alemães, o local é, além de um refúgio da fauna e da flora, um ambiente para conhecer um pouco da cultura e da história da cidade.
O ponto turístico é conhecido, ainda, por oferecer aos visitantes a melhor vista de Curitiba. Isso porque o bosque está situado em uma das regiões mais altas da cidade, no Vista Alegre.
No bosque, os visitantes podem realizar trilhas, experimentar pratos típicos alemães nos restaurantes e, ainda, visitar a biblioteca. Este é, com certeza, um programa para quem aprecia natureza e cultura.
O Bosque Alemão está localizado na rua Niccolo Paganini, sem número, no bairro Vista Alegre.
O Bosque Alemão é um dos pontos turísticos de Curitiba que não pode ficar de fora do roteiro de viagem de quem aprecia conhecer a cultura e a história local (Imagem: Valdecir Galor/SMCS)
3. Serra do Mar
A vista da Serra do Mar paranaense é, sem dúvidas, uma das mais bonitas do estado. E, ao visitar Curitiba, você não pode deixar de apreciar a experiência. Para isso, indicamos o passeio de trem, que leva os visitantes de Curitiba até Morretes.
Com cerca de três horas de duração, o passeio permite a visualização de belas paisagens, que são compostas pela mata nativa e por quedas d’água. Para voltar a Curitiba, você pode optar pelo trem ou, ainda, por uma van.
Ah, e não podemos esquecer de mencionar a experiência incrível que é conhecer Morretes. A pequena cidade permite que você faça uma viagem pela história da região e conheça a cultura local.
Você pode comprar os ingressos para o passeio na Rodoferroviária, que está localizada na avenida Affonso Camargo, número 330, no Jardim Botânico.
4. Teatro Guaíra
O Teatro Guaíra é, sem dúvidas, o mais famoso e visitado de toda a capital paranaense. O ambiente atrai visitantes não somente pelos espetáculos, mas também por sua arquitetura única.
Se você deseja conhecer o teatro e não abre mão de um programa cultural, aconselhamos que fique atento à agenda de espetáculos. Com capacidade para mais de dois mil espectadores, o Teatro Guaíra recebe apresentações nacionais e internacionais dos mais diversos gêneros.
Se você quiser otimizar o passeio, pode passar pela Praça Santos Andrade, que está situada bem à frente do Teatro Guaíra. E não é só isso: ao lado do teatro é possível encontrar o belo e histórico prédio da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
O Teatro Guaíra está localizado na rua XV de Novembro, número 971, no Centro da cidade.
Reduto da história e da cultura italiana em Curitiba, o Santa Felicidade é, além de um bairro, um dos imperdíveis pontos turísticos da capital (Imagem: Daniel Castellano/SMCS)
5. Santa Felicidade
Por fim, recomendamos que você não se esqueça de adicionar o bairro Santa Felicidade em seu roteiro de viagens. Conhecido como reduto da cultura e da história italiana em Curitiba, a região atrai diversos turistas que estão em busca de uma gastronomia única.
Além dos restaurantes e das lanchonetes que servem pratos típicos da Itália, é possível passear pelo bairro para conhecer as construções históricas. Uma dica: não deixe de visitar, pelo menos, uma das vinícolas da região e de provar os pratos do Restaurante Madalosso.
O bairro Santa Felicidade está situado na região noroeste de Curitiba e você pode visitá-lo durante o dia para conferir as obras arquitetônicas e à noite para desfrutar de um bom jantar.
O que você achou dos pontos turísticos de Curitiba que separamos? Deixe aqui nos comentários qual deles mais chamou sua atenção e, se tiver alguma recomendação, fique à vontade para expor sua opinião aos nossos leitores.Convidamos você a conhecer o site do Grupo Avantti, que traz todas as informações sobre nossos lançamentos. Nossos empreendimentos estão localizados em alguns dos melhores bairros da cidade e, com certeza, são o lar ideal para você em Curitiba.