Muitas pessoas não sabem como a iluminação correta pode agregar na arquitetura de um imóvel. Por isso, continue a leitura, já que, neste texto, vamos te mostrar o que é um projeto luminotécnico e como sua aplicação pode tornar sua vida mais confortável
Nesse post você vai entender a diferença que um projeto luminotécnico pode fazer em sua casa, além de como aplicá-lo de forma correta nos ambientes. Continue a leitura para saber mais!
O que é um projeto luminotécnico?
Um projeto luminotécnico é aquele em que são aplicadas em um ambiente diversas formas de utilizar a luminosidade, seja através da luz natural ou artificial. Isso garante mais conforto para os moradores de uma residência, bem como funcionalidade e elegância para ambientes internos e externos.
Os projetos luminotécnicos são desenvolvidos por designers de interiores e arquitetos. Eles dividem o projeto em duas etapas: o sistema principal e o sistema secundário. O primeiro engloba técnicas para assegurar a funcionalidade da iluminação em um determinado ambiente. O sistema secundário serve para garantir que seja gerada a ambientação correta para cada espaço.
Esses profissionais também levam em conta o tamanho de um cômodo, seja em relação ao pé direito ou à amplitude, as luminárias ideais para cada tipo de decoração, a potência e as cores das lâmpadas que serão utilizadas nas luminárias, além das cores das paredes e dos pisos, bem como a função de cada ambiente.
Com um projeto luminotécnico você pode garantir que determinados ambientes sejam confortáveis e tenham cenas específicas, agregando na beleza dos espaços. Agora você entenderá quais são os principais tipos de iluminação.
Tipos de iluminação mais comuns
1- Iluminação direta
A iluminação direta é utilizada para dar foco direto em determinado objeto ou ambiente. Esse tipo de iluminação pode ser destacada com lâmpadas com feixes direcionados ou ainda com luminárias e abajures que tenham direcionamento mais flexível.

É muito utilizada sobre mesas de trabalho para dar foco em determinadas tarefas ou em objetos específicos, como quadros. Por fim, você também pode encontrar a iluminação direta em elementos do jardim como estátuas, bustos e outros tipos de elementos decorativos.
2- Iluminação indireta
A iluminação indireta se caracteriza quando a iluminação é direcionada para uma superfície que possui a capacidade de reflexão, como paredes com cores claras. Quando é integrada em projetos arquitetônicos que possuem pilares, fachadas ou espelhos, esse tipo de iluminação é conhecida como luz arquitetônica.

Ela também pode ser utilizada por meio de lustres quando se caracteriza por um tipo de iluminação mais decorativa. Assim, o foco da iluminação acaba sendo o elemento decorativo que produz a luz.
3- Iluminação difusa
Essa é a forma de iluminação de ambientes mais comum, baseada em uma lâmpada centralizada ou várias lâmpadas no teto. A iluminação difusa garante que a luz seja distribuída uniformemente em um determinado cômodo, sem produzir contrastes entre objetos ou outros elementos decorativos. Basicamente, ela atende a demanda de iluminação de um cômodo, podendo trazer conforto, dependendo da cor utilizada.

Qual a importância do projeto luminotécnico?
Quando é feito um planejamento prévio do projeto, você pode ter certeza de qual tipo de lâmpada é adequada para o ambiente, além de também definir cores, potência e outros aspectos. Em ambientes internos, o projeto luminotécnico garante a modulação, ampliação, foco e redução em ambientes, sendo extremamente necessária para gerar conforto visual e térmico.
Já em ambientes externos o projeto luminotécnico também é essencial para potencializar a beleza de jardins e áreas de lazer. No período da noite, a iluminação direta nas plantas garante maior destaque e complementa a beleza do jardim. O mais importante é ter noção de quais pontos merecem destaque e irão fazer a diferença no todo.
O Grupo Avantti trabalha com projetos luminotécnicos em seus empreendimentos para garantir ao morador mais conforto e sofisticação.
O que você achou deste conteúdo? Deixe nos comentários! Não se esqueça de acessar nosso blog para mais artigos com informações relevantes para você.