Já estamos, oficialmente, no final do ano. Ou seja, falar sobre decoração e as tendências em arquitetura de 2023 está sempre em alta, afinal, tudo está em constante mudança.
Com a pandemia iniciada em 2020, a rotina mudou, incluindo a do trabalho. O home office, que ainda não era tão comum no Brasil, passou a ser adotado por grande parte das empresas. Diante disso, muitos precisaram adaptar o espaço doméstico para atender às demandas.
Mesmo com o fim da pandemia mais próximo, muitas pessoas ainda trabalham de casa. Por esse motivo, as tendências em arquitetura de 2023 continuam apostando nesse formato e transformando espaços domésticos em ótimos ambientes de trabalho.
Confere só essa e outras tendências em arquitetura para 2023 que separamos para vocês!
Versatilidade e assertividade nos móveis
Como falamos acima, com a chegada da pandemia e do home office, houveram muitas mudanças. Por isso, ambientes versáteis e móveis que possuem mais de uma função continuam sendo uma grande aposta. O que era apenas uma mesa de jantar, passa a ser uma mesa de trabalho, uma penteadeira assume a função de escrivaninha.

Essa ressignificação de itens que já possuímos com o objetivo de atender às novas necessidades é uma maneira funcional, criativa e sustentável de criar novos espaços dentro de casa.
Falando em sustentabilidade…
Outra coisa que a pandemia despertou foi a reflexão sobre os hábitos de consumo. Nunca se prezou tanto o bem-estar, a saúde, o ar mais limpo e o contato com a natureza. Por isso, uma grande tendência da arquitetura para 2023 são os ambientes mais verdes e com espaços para jardins.

Para quem mora em apartamento, o jardim vertical surge como uma ótima opção. O jardim de inverno, para quem mora em casa, também aparece com grande força. Isso porque as plantas trazem para dentro de casa o sentimento de leveza, bem-estar e aconchego.
Cores mais aconchegantes
Uma outra tendência em arquitetura para 2023 são as cores. A Pantone e a Coral são duas empresas que elegem, anualmente, a paleta de cores para o ano.
Este ano, a cor eleita da Pantone foi a very peri, que transmite encorajamento, inovação e criatividade. Basicamente, o que se precisa para trabalhar em casa. Percebeu como as tendências em decoração rodam em torno do home office?
Já a Coral elegeu a melodia suave como cor do ano em 2022, o objetivo, segundo a empresa, é transmitir o sentimento de leveza, ambiente fresco, arejado e com um toque de natureza. Perfeito mesmo!
Ambientes integrados
Ambientes integrados têm sido cada vez mais implantados nos projetos de arquitetura. Praticidade e aproveitamento de espaço é o principal objetivo na hora de integrar cozinha e sala de estar, por exemplo. O home office também demandou a adaptação dos ambientes da casa para que fossem melhor aproveitados.

Unir ambientes proporciona a sensação de maior liberdade, interação e aconchego. Essa é uma grande tendência em arquitetura para 2023 e, com certeza, para os próximos anos também.
Conforto é essencial
Ficar mais tempo em casa pede, principalmente, mais aconchego! Por isso, o conforto é a estrela das tendências em arquitetura para 2023. As ideias e opções são inúmeras para criar espaços confortáveis e chiques.
Assim, o minimalismo, grandes almofadas e cores mais leves convergem para transformar o espaço em um ótimo lugar para descansar ou trabalhar.
O retrô é a nova moda
Móveis retrô também estão em alta nas tendências de decoração para 2023. Como estamos falando desde o início, a pandemia despertou diversos sentimentos, incluindo o desejo por um lar mais aconchegante, uma maior valorização da natureza, bem como novos hábitos. Nesse contexto, uma das maiores dificuldades enfrentadas foi a saudade das pessoas, das lembranças e do que significam.
Dessa forma, os móveis retrô chegam para despertar memórias afetivas, já que essa tendência representa o resgate de períodos como as décadas de 80 e 90, que foram muito felizes. Esses objetos ganham novos significados, ao mesmo tempo que despertam bons sentimentos e nostalgia. Em 2023, eles continuam com tudo e garantindo boa saída no mercado.
Iluminação
Uma outra tendência em arquitetura para 2023 são os ambientes cada vez mais iluminados. Grandes janelas, portas de vidro e projetores que priorizem a luz solar são cada vez mais escolhidos. Não só pelo home office, mas pela necessidade de deixar a casa com um aspecto mais saudável, arejado e tranquilo.

Percebeu como o desejo por estar mais perto da natureza tornou-se maior com a pandemia? O significado de lar como um ambiente de segurança, aconchego e bem-estar ficou ainda mais forte.
Continuar fisicamente saudável e mentalmente estável é essencial a partir de agora. Isso inclui viver em um espaço que transmita todos os sentimentos que precisamos para continuar realizando nossas atividades diárias com otimismo. Para isso, iluminação é tudo!
Coisa boa é falar de decoração e arquitetura, né? Melhor ainda é encontrar um lar que entenda exatamente o seu desejo e ofereça material de qualidade para você realizar o sonho de ter o que sempre quis!
Convidamos você a conhecer nosso site. Lá você encontra informações sobre todos os empreendimentos da incorporadora, como o Reserva Barigui, localizado em uma região privilegiada. Acesse!
Não se esqueça de continuar a acompanhar o blog do Grupo Avantti para conferir outros artigos sobre tendências no mercado imobiliário.