O ser humano tem uma relação muito forte com a natureza e, por isso, os espaços próximos a áreas verdes costumam brilhar aos olhos na hora de escolher um local para morar. Curitiba, há décadas considerada a capital ecológica do país, tem o privilégio de ser rodeada de parques e seu entorno costuma ser bastante valorizado para viver e investir. É o que acontece com o queridinho Parque Barigui, o mais visitado da cidade, que abrange bairros como Bigorrilho, Mercês e Mossunguê.
O mercado imobiliário reconhece esta importância e o resultado é a oferta de imóveis verticais cada vez mais sofisticados e completos, para receber variados perfis de moradores. A região é excelente para quem busca conforto e tranquilidade, sem abrir mão de toda a estrutura de praticidade, com a disponibilidade de comércios e serviços, além de boa gastronomia e lazer. É grande a variedade de centros comerciais, lojas, feiras e praças.
A região conta com grandes redes de supermercados, como Angeloni, Carrefour, Condor e Festval, assim como lojas de departamento, escolas, farmácias, restaurantes, rede de pet shop, entre outros. Somente o ParkShopping Barigüi, por exemplo, concentra uma enorme variedade de atrativos e facilidades, em suas mais de 300 lojas, opções gastronômicas e cinemas.
O entorno tem ainda facilidade de acesso a todas as regiões de Curitiba e em poucos minutos chega-se ao Centro de cidade. “O desenvolvimento vai além, com a transformação do eixo de comércio e serviço da Rodovia do Café, estrada que margeia um dos acessos ao Parque Barigui em direção ao Norte do estado. Trazendo cada vez mais conveniencia para o crescente numero de moradores atraídos pela qualidade de vida que a região oferece” afirma o diretor comercial e marketing do Grupo Avantti, Carlos Rosenmann.
Muito verde e pouco estresse
Preferido dos curitibanos para atividades esportivas e de lazer com a família, para passeios, churrascos, visitas a feiras em seu pavilhão de eventos e caminhadas à beira do lago, entre tantas outras atividades, o Parque Barigui tem três bosques de floresta nativa espalhados por seus 1,4 milhão de metros quadrados.
O local é abrigo para pequenos animais, como as famosas capivaras, e serve de proteção da mata ciliar. A flora contempla diversas espécies tão características do Paraná, entre elas a araucária e a erva-mate. Mais do que as incontestáveis infraestrutura e qualidade de vida, Rosenmann chama a atenção para um fator crucial: a preservação da saúde.
“Morar próximo a espaços verdes traz não somente a possibilidade de ter lazer a poucos metros de casa, mas produz muitos benefícios importantes. Certamente os moradores de áreas como a do Parque Barigui têm vantagem sobre aqueles que residem em áreas poucos arborizadas”, comenta.
Viver a menos de 500 metros de um parque reduz em quase 30% o risco de enfarte cerebral ou enfarte do miocárdio, segundo estudos da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Isso acontece por uma combinação de fatores. Entre eles, por exemplo, estão os serviços ambientais do parque, capazes de diminuir as ilhas de calor e filtrar a poluição. Além disso, a proximidade induz a hábitos saudáveis. Há um maior estímulo para a prática de atividade física, assim como a formação de novas redes sociais.
A caminho do cinquentenário
Com acesso pela BR-277 e Avenida Cândido Hartmann, o Parque Barigui foi implantado em 1972 pelo então prefeito Jaime Lerner, e completará 50 anos em 2022. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar, enquanto seu imenso lago, com 230 mil metros quadrados, ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, que eram tão comuns antigamente.
O local é como um imenso clube ao ar livre. Tem pistas para caminhada, corrida, ciclismo, patinação e aeromodelismo; parquinho infantil; churrasqueiras; lanchonetes; restaurante; bistrô; equipamentos para prática de exercícios físicos; área para slackline; heliponto; academia; canchas esportivas; centro de convenções, pavilhão de exposições e o Museu do Automóvel.